A CDL Rio Grande intermediou nesta quinta-feira, 05 de novembro, um encontro entre as associadas gestoras das Escolas Particulares de Educação Infantil e o Executivo Municipal. O intuito foi solicitar a Prefeitura que autorize o retorno das atividades tendo em vista que os pais estão retornando ao trabalho e as escolas que seriam o local seguro para deixar os filhos estão fechadas. O presidente Carlinhos Zanetti acompanhou a reunião e posicionou que a CDL é favorável a pauta das escolinhas tendo em vista que confia na execução plena dos regulamentos de segurança que guiam o setor.
“Na reunião foi possível apresentar os impactos negativos que o veto do retorno das atividades vem trazendo para as famílias, crianças, funcionários e professores que fazem parte do processo de Educação Infantil”, afirmou Júlia Lopes Gonçalves. Entre os pontos negativos apresentados ao Prefeito é que com o fechamento das escolinhas está crescendo uma rede de clandestinidade e precariedade em casas de recreação que surgem para atender a demanda dos pais. Essa informalidade não somente é um grave prejuízo para as escolas formalizadas como um risco para a saúde e segurança das crianças.
Além disso, no aspecto pedagógico, há “atraso no desenvolvimento de crianças nessa fase que é crucial da vida”. Por fim, como todo segmento por muito tempo impedido de funcionar, os empregos de funcionários e professores estão em risco tendo em vista a perda de receita das mensalidades. Além disso, as gestoras ainda afirmaram que a volta das atividades é uma forma de auxiliar principalmente as mulheres de nosso município.
Por fim, importante destacar que as escolas possuem planos de contingência para operarem e que também não solicitam obrigatoriedade do retorno e sim, abrir as portas àqueles que precisam retornar à escola. Participaram do encontro Escola Corujinha; Escola Brincando e Aprendendo; Escola Carinha de Anjo; Escola Criança em Ação; Escola EducArte; Escola Fã de Criança; Escola Fazendo Arte; Escola Gente Miúda e; Escola Tia Gleci.
Executivo
O prefeito Lindenmeyer foi bastante receptivo às pautas apresentadas. Ele se comprometeu a conversar com o Comitê de Educação e de forma posterior com o Comitê de Saúde. Ao presidente da CDL, Carlinhos Zanetti, o prefeito assumiu o compromisso de retornar o assunto na próxima terça-feira, 10.