Toda luta tem um início!

história da cdl

Até a metade da década de 60, os lojistas ressentiam-se da falta de uma entidade que defendesse exclusivamente os seus interesses. Dentro desse espírito, um grupo de comerciantes locais incentivados pelo então presidente do CDL de Porto Alegre, Sr. Jorge Franke Gayer, decidiram fundar o Clube de Diretores Lojistas da Cidade do Rio Grande.

No dia 25 de outubro de 1966, tendo por local a Câmara de Comércio, aconteceu a primeira reunião com eleição da diretoria. Gozando de prestígio e liderança no meio lojista, o Sr. Pedro Donato Alvariza foi convidado a ser o primeiro presidente da entidade. Assim, a CDL rapidamente ganhou prestígio entre os lojistas e a comunidade.

Em 11 de fevereiro de 1971 foi incorporado à entidade o Serviço de Proteção ao Crédito (hoje SCPC).

Ao longo de sua história a Câmara de Dirigentes Lojistas tem sido um verdadeiro fórum de debates dos problemas do município, sempre ao lado das iniciativas comunitárias e defendendo o fortalecimento do movimento lojista. A entidade já promoveu duas Convenções Estaduais Lojistas, em 1976 e 1998. Contudo, foi apenas em 1994 que passou a designar-se Câmara de Dirigentes Lojistas. Nossa entidade, através de sua diretoria, tem-se feito presente em todos os encontros lojistas a nível estadual e nacional.

O Serviço de Proteção ao Crédito, oferece informações de crédito sobre pessoas e empresas, apoiando o lojista na realização vendas cada vez mais seguras.

A missão da CDL do Rio Grande é qualificar, integrar e defender o comércio, contribuindo para seu fortalecimento político-econômico, preservando os interesses da sociedade e valorizando o consumidor. Em 26 de junho de 2000 a CDL passou a ocupar a atual sede, localizada em área nobre no andar térreo da Câmara do Comércio, em instalações modernas e confortáveis.

Atualmente contamos com mais de 650 empresas associadas.

ex-presidentes