fbpx

Você pode ser um super-humano na luta contra o coronavírus!
Mas todo super-herói precisa de seu super-uniforme. Para isso não pode faltar a máscara, ela é um importante acessório que nos dá poderes contra o coronavírus. Utilize sempre que sair de casa!

Ainda não tem uma? Aprenda a fazer na sua casa com o tutorial abaixo ou entre em contato com a CDL Rio Grande.

Quando você se protege, protege a todos.

Molde da máscara

Baixe a versão para impressão do gabarito em PDF. Imprima em A4, em escala 100%

PASSO 1

Recorte o tamanho mais adequado entre os modelos ao lado e prenda-o ao tecido com um alfinete. Corte o tecido usando o papel como guia. Repita o processo para ter quatro peças iguais

PASSO 2

Sobreponha duas peças, com a face que ficará exposta voltada para dentro. Costure a lateral e repita o processo com as outras duas peças. Faça os pontos próximos e arremate com nó nas extremidades. Use uma máquina de costura se tiver à disposição.

PASSO 3

Abra uma das peças, deixando a costura e a face que ficará escondida para baixo.

PASSO 4

Fixe as fitas nas extremidades usando um alfinete, deixando uma pequena sobra para fora. As fitas devem ficar “apontadas” para o centro. Se preferir, é possível usar um elástico no lugar das fitas.

 

PASSO 5

Sobreponha a outra peça costurada por cima, com a costura e o lado que ficará escondido para fora. Se tiver à disposição um material hidrofóbico, como TNT, acrescente mais uma camada.

PASSO 6

Costure as duas peças, deixando um pequeno vão aberto em uma das laterias para a passagem das fitas. Para melhorar a vedação sobre o nariz, insira um arame sob um tira de tecido costurada.

PASSO 7

Puxe as fitas pelo vão para virar a máscara do avesso, expondo o lado principal para fora e escondendo as costuras.

PASSO 8

Finalize costurando o buraco que ficou aberto para passagem das fitas.

PASSO 9

Amarre as fitas atrás da cabeça. Ao colocar a máscara, certifique-se de que o nariz, a boca e o queixo estão cobertos. Para crianças, considere fazer desenhos ou usar estampas lúdicas.

Cuidados especiais

Não deixe a máscara ficar úmida, pois isso irá facilitar a passagem do vírus e proliferação de bactérias. Lave a máscara após cada uso ou a cada duas horas. Dê preferência à água quente e detergente. Seque à luz do sol.

Uso individual

As máscaras são de uso individual e não familiar. Tenha várias para sempre ter uma limpa enquanto as outras estão sendo lavadas ou secando. Não toque a máscara durante o uso. Se tocar, lave imediatamente as mãos.

vídeos tutoriais:

Costureira solidária

    Doe tecidos

      Realização