O QUE É?
O Cadastro Positivo é o banco de dados com informações de adimplemento (pagamento em dia ou em atraso) de pessoa física ou jurídica. Lei 12.414.
QUEM PODE CONSULTAR?
As empresas poderão consultar a fim de realizar a análise de crédito do cadastrado. Os consumidores terão acesso gratuito às suas informações.
AS PARTES ENVOLVIDAS
Gestor de banco de dados (GBD): empresa responsável pela administração do banco de dados;
Cadastrado: é o consumidor (PF ou PJ) cujas informações estejam incluídas no banco de dados.
Fonte: quem concede crédito, vende a prazo ou realiza transações comerciais que impliquem tomada de risco financeiro;
Consulente: é a pessoa – física ou jurídica – que consulta as informações contidas no banco de dados
INFORMAÇÕES QUE PODEM ESTAR DISPONÍVEIS PARA CONSULTA
Dados financeiros e de pagamentos relativos às operações de crédito e obrigações de pagamento adimplidas ou em andamento.
PRINCIPAIS DESTAQUES
Inclusão no birô independe da autorização do consumidor. Mas ele pode optar por sair assim que receber o comunicado (opt-out).
Para informações detalhadas, será necessária a autorização específica por parte do consumidor.
Fontes devem atualizar o histórico de crédito nos birôs em prazo não superior a 10 dias.
Obrigatoriedade dos credores de enviar informação positiva aos birôs.
VANTAGENS
Conheça os principais benefícios e oportunidades que o Cadastro Positivo apresenta tanto para consumidores quanto para as empresas:
CONSUMIDOR
- Oportunidade de obter mais crédito no mercado;
- Possibilidade de juros menores e prazos adequados ao seu perfil;
- Ser reconhecido pelas contas pagas e não somente por possíveis atrasos;
- Chance de demonstrar que o atraso foi um imprevisto diante dos demais pagamentos realizados.
EMPRESA
- Conhecer o real comportamento de crédito do consumidor;
- Mais informações para uma análise de crédito mais assertiva e segura;
- Expectativa de redução de inadimplência dos consumidores;
- Probabilidade de aumento no índice de aprovação de financiamento, podendo gerar mais vendas.