CDL

Dia do Empreendedor celebra aumento no número de MEIs

05/10/2018
No dia 05 de outubro é comemorado o Dia do Empreendedor e a comemoração dá-se por conta da grande quantidade de pessoas que se registraram como Microempreendedor Individual. O avanço é comemorado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Rio Grande que analisa a situação como um processo de saída da informalidade. Segundo dados publicados pela imprensa nacional, no primeiro semestre deste ano há 38% mais MEIs que no mesmo período de 2015. 
O MEI é uma figura jurídica que foi desenvolvida em 2009 para formalizar microempresários autônomos cujos negócios têm um rendimento anual de, no máximo, R$ 81 mil. No início deste ano, foram registrados 1.033.017 novos microempreendedores individuais — número 14,5% superior às formalizações feitas em 2017 (902.290). No mesmo período de 2016 e 2015, respectivamente, tinham sido registrados 816.704 e 748.371 MEIs.
“Os dados apresentados são satisfatórios e ainda precisamos avançar mais na abertura de novas empresas para alavancar o mercado. O Microempreendedor Individual formaliza um trabalho e a partir disso a pessoa passa a emitir Notas Fiscais e contribuir. Além de ser uma segurança para o comprador/usuário dos serviços do MEI também gera maior proteção ao próprio MEI que conta com uma série de vantagens por estar formalizado”, afirma o presidente da CDL Rio Grande Igor Klinger. A formalização é essencial para que o mercado brasileiro avance com uma competição saudável e igualitária. “A informalidade ainda é um problema no Brasil que precisa ter uma atenção dos governantes municipais e principalmente dos novos governantes eleitos tanto para os cargos executivos quanto legislativos”, conclui Klinger.