Nosso Telefone

(53) 3231-2155

Outubro Rosa "Cris dos Lenços": abertura oficial da campanha acontece no dia 8 de outubro

04/10/2018

O Outubro Rosa da Prefeitura de Rio Grande este ano leva o nome “Cris dos Lenços”, em homenagem a rio-grandina Cristiane Araújo, idealizadora do projeto “Chá de Lenços”, que nos deixou no ano passado em decorrência de um câncer.

A abertura oficial da campanha acontece no dia 8 de outubro, às 14h30, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos da Prefeitura, mas a programação já está disponível para a população. A campanha deste ano conta com o apoio da CDL, Partage Shopping, SESC, AAPECAN, FURG, SINTERG, CPERS e Liga Feminina de Combate ao Câncer.

Durante a abertura a Coordenadoria de Política para as Mulheres e a Secretaria de Meio Ambiente de Rio Grande promoverão uma palestra sobre o Plano de Controle e Monitoramento de Agrotóxicos, cujo Projeto de Lei está em discussão na cidade. “Nós sempre temos a preocupação de fazer o Outubro Rosa para a além da questão da doença, e levar outras informações importantes para a saúde da mulher. Por este motivo estamos trazendo na abertura o PL e o tema da alimentação saudável, a fim de discutir como o consumo de alimentos com altos índices de agrotóxicos são prejudiciais ao organismo e causadores de várias doenças”, explica a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Maria de Lourdes Lose.

A programação deste ano inclui a disponibilização gratuita de consultas para a prevenção e o diagnóstico do câncer, encaminhamento para mamografias e ecografias mamárias, realização de exames Papanicolau, coleta de lenços, palestras, seminários, exposições sobre o tema, oficinas de turbantes, bailes, tardes de beleza, caminhadas, entre outros.

O movimento "Outubro Rosa" é reconhecido mundialmente. O nome faz alusão ao laço de cor rosa que é o símbolo do movimento de prevenção ao câncer de mama. O câncer de mama é a neoplasia mais frequente entre as mulheres no mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.

O mês de outubro é o um mês de intensificação das ações em todo o país para a prevenção do câncer de mana. Porém, a luta contra a doença deve acontecer o ano inteiro. Visite seu médico, realize com frequência o exame de toque. A prevenção é sempre a sua melhor aliada.


Download Imprime Compartilhar Indicar a um amigo

Para maiores informações ligue para:

(53) 3231-2155


Mais Notícias

Voltar