Nosso Telefone

(53) 3231-2155

Prefeitura, Sebrae/RS e CDL lançam projeto sobre governança com foco no empreendedorismo

04/07/2018

Transformar o ambiente empreendedor do município de Rio Grande, de maneira que ele seja tratado como uma política pública de incentivo à geração de negócios, emprego e renda. Este é o principal objetivo do projeto apresentado na tarde desta quarta-feira (4) na Câmara de Dirigentes e Lojistas do Município (CDL) – Governança: desenvolvimento para o empreendimento. A iniciativa do Sebrae local, em parceria com a CDL, Prefeitura e Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Rio Grande é resultado de um série de rodadas de encontros presenciais entre grupos de trabalho realizados ao longo dos últimos dias na cidade.

Durante a cerimônia aconteceu a assinatura simbólica de uma termo de institucionalização e posse do Comitê de Governança com Foco no Empreendedorismo, resultado das reuniões de trabalho promovidas pelos grupos de empresários locais e regionais. O secretário de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda de Rio Grande, Marcos Mazzoni, representou o prefeito Alexandre Lindenmeyer no ato. O documento também foi assinado pelo gerente regional do Sebrae/RS, Ciro Vives, pelo diretor do Oceantec/FURG, Artur Roberto Gibbon e pelo diretor da CDL Rio Grande, Fábio da Silva Cunha.

Entre as atribuições do Comitê estão a promoção do empreendedorismo no âmbito municipal, o incentivo à formalização de novos negócios e regularização de negócios formais já existentes e o fomento à criação de um ambiente favorável para a manutenção e crescimento das empresas existentes.

Para alcançar sua finalidade o Comitê se distribuiu em cinco eixos de atuação estrategicamente definidos: educação empreendedora, simplificação e desburocratização, turismo, inovação/tecnologia/indústria e logística. Cada eixo tem um coordenador, presidente e vice-presidentes, responsáveis pela condução de projetos.

O secretário de Desenvolvimento, Emprego e Renda de Rio Grande destacou a importância de iniciativas e parcerias como esta. “O desenvolvimento do trabalho que está sendo iniciado aqui hoje é muito importante para a Prefeitura, porque ele tem a intenção de gerar mudanças na vida das pessoas. E nós precisamos investir nos processos produtivos menores dentro das cidades, que são aqueles que envolvem cadeias menores de pessoas e contribuem para a geração de renda e sustentabilidade socioeconômica a médio e longo prazo. E unir estes processos menores de produção ao uso da tecnologia, visando melhorar sua eficiência. É neste sentido que hoje a Administração Municipal já está trabalhando na implantação do projeto Cidade Inteligente e Sustentável, inserido no contexto do programa Rio Grande ComVida. Outra atuação da Prefeitura diz respeito à Sala do Empreendedor, que tem como missão promover e desenvolver a abertura de micro empresas no município ”, pontuou Marcos Mazzoni.

O gerente regional do Sebrae/RS, Ciro Vives, comemorou o lançamento do projeto, reiterando a importância fundamental das parcerias entre as instituições públicas e privadas de Rio Grande. “O objetivo comum é fazer com que as pessoas gostem de estar aqui e gostem de empreender aqui. Durante estes dias de trabalho conseguimos desenvolver uma metodologia e construir planos de ação. Agora passamos para a etapa prática, a de colocar estas ideias em execução, aproveitar os nossos potencias, transformar Rio Grande em um região próspera e geradora de novos negócios”, concluiu Vives.

Participaram do lançamento representantes do comércio local, da FURG, grupos de empreendedorismo, secretários municipais, servidores municipais e profissionais da imprensa.

Fotos: marcos Jatahy
Fonte: Assessoria de Comunicação/PMRG


Download Imprime Compartilhar Indicar a um amigo

Para maiores informações ligue para:

(53) 3231-2155


Mais Notícias

Voltar