CDL lança campanha “Comércio legal, eu apoio!”

19/01/2017

“Comércio legal, eu apoio!” é a campanha que a Câmara de Dirigentes Lojistas do Rio Grande está desenvolvendo com a finalidade de conscientizar a população sobre os prejuízos que o comércio informal ambulante causa a vários setores da comunidade.

“Toda vez que abrimos as portas de nossas lojas, estamos acumulando impostos, pagando taxas, água, luz, aluguéis e contribuindo socialmente com a geração de empregos. Todo emprego gerado é um retorno que o empresário dá à sociedade. Por esse motivo, a concorrência desleal praticada pelas feiras itinerantes e o comércio informal é completamente nociva ao comércio formal e à sociedade”, justifica o presidente Luiz Carlos Zanetti.

A campanha consiste na colocação de cartazes junto aos estabelecimentos comerciais com várias mensagens dirigidas aos consumidores. Os cartazes destacam, em letras maiores, que “o comércio ilegal cobra um preço caro...”, e a seguir exemplificam algumas situações em que todos saem perdendo: quando crianças, homens e mulheres são escravizados para produzir produtos piratas em fábricas fundo de quintal; quando gangs e quadrilhas especializadas brigam pelo domínio de uma determinada região; quando escolas e hospitais deixam de funcionar por falta do dinheiro dos impostos daquelas empresas que fecharam e quando empresas fecham e demitem por falta de vendas.

O material de divulgação foi feito pela agência de publicidade Comunick e já está sendo exposto nos estabelecimentos comerciais do Rio Grande e São José do Norte.

Aumento da informalidade

O presidente da CDL diz que “não somos contra qualquer tipo de comércio, mas defendemos que a regra deva ser igual para todos”. Ele lamenta que a atividade ilegal esteja crescendo na cidade e apela para que “ devolvam nossas praças, nossas calçadas e as portas de nossas lojas. Hoje, o visual de nossa zona comercial deixa a desejar quando vemos muitas fachadas ocupadas pelo comércio informal com produtos de procedência duvidosa e sem nenhuma certificação de qualidade, também colocando em risco a saúde da comunidade”.

Luiz Carlos Zanetti conclui: “Estamos lutando por uma cidade melhor, que é o sonho de todos os rio-grandinos. E isto somente acontecerá quando valorizarmos os que trabalham de forma legal, gerando impostos, empregos, comercializando produtos confiáveis e quando tivermos uma área central que dê prazer às pessoas de caminharem sem serem importunadas”.

Rio Grande, 19 de janeiro de 2017.