Nosso Telefone

(53) 3231-2155

Rio Grande

Breve Histórico:

Em 1737 Brigadeiro José da Silva Paes chega ao nosso atual município, juntamente com uma expedição militar portuguesa, destinada a assegurar aos lusitanos a posse de terras no Sul, objeto de disputa entre Portugal e Espanha, mais tarde materializada em batalhas, onde se defrontaram luso-brasileiros e castelhanos em terras hoje gaúchas e uruguaias. Em 19 de fevereiro, Silva Paes funda o presídio Jesus Maria José, famoso Forte de Rio Grande, que na época era denominada Rio Grande de São Pedro. O termo Rio Grande é uma alusão à desembocadura da Lagoa dos Patos no Atlântico, e é a origem do nome do próprio estado. Nasceu assim a primeira povoação do Rio Grande do Sul.

Em 1751, o povoado foi elevado à condição de vila. Os conflitos entre Portugal e Espanha nesta época continuavam constantes. Assim, a Vila foi ocupada pelos Espanhóis em 1763, que aqui permaneceram e dominaram a atual Rio Grande por 13 anos, quando, em abril de 1776, o Governo Português reconquistou a Vila, após muitas batalhas, graças a ação do Sargento-Mor Rafael Pinto Bandeira. Anos depois, em 1835, a Vila do Rio Grande de São Pedro, passou então à condição de CIDADE DE RIO GRANDE.

Informações Geográficas:

-Localização: Localiza-se na planície costeira do litoral sul. Sua configuração é a de uma restinga costeira.

-Limites: Ao norte com Pelotas e Lagoa dos Patos; ao sul com Santa Vitória do Palmar; a leste com o Oceano Atlântico e Canal do Rio Grande; a oeste com Pelotas, Arroio Grande e Lagoa Mirim.

-Altitude: Dois metros acima do nível do mar.

-População: 198. 048 hab. -10º lugar no Estado em número de habitantes – Censo IBGE/2011.

Confira aqui artigos do Prof. Dr. Luiz Henrique Torres ( Universidade Federal do Rio Grande - FURG). Através deste material, você tem acesso à um riquíssimo conteúdo sobre a história da cidade de Rio Grande. Leia:

 Alguns atrativos turísticos da cidade: 

Serviços de Hospedagem:

Alimentação, bares e afins:

Fonte de algumas destas informações:

Voltar